O Luxembourg Art Prize é um prêmio internacional anual, organizado
pela Pinacoteca do Luxemburgo, um local de exposições privado e sem fins
lucrativos, situado no Grão-Ducado do Luxemburgo.
O Prêmio visa revelar anualmente os talentos – amadores ou
profissionais – qualquer que seja a sua idade e nacionalidade.
Este Prêmio tem a ambição de promover a carreira de artistas
desconhecidos através da exposição coletiva dos finalistas do Prêmio.
Estou muito feliz, pois consegui pela segunda vez, com a ajuda da AAI,
realizar a inscrição e enviar para esse Concurso A Obra de Arte em Ferro "Entre o Virtual e o Real".
Esta Obra é união de duas obras, uma mostrando o jovem em desespero sendo sugado pelo computador e a outra a criança feliz com seus brinquedos: motos, carrinhos e skate.
Esta Obra surgiu na minha mente ao ver que muitas crianças e jovens ficam conectados horas e horas na Internet, vivem no virtual, são sugados pelo computador e esquecem de viver o que é real. O desespero na expressão facial do jovem mostra que não deseja ser sugado, luta para sair de dentro do computador, agarra o teclado, mas existe uma força que o impede de sair e ainda suga tudo que está sobre a mesa (porta canetas, copo de água, agenda, celular, mouse, toca CD).
Gosto de ver meu filho Eduardo (4 anos) brincar. Ele é feliz enquanto brinca... A criança é criança porque ela brinca. É no brincar, que a criança pode ser criativa e descobrir o seu eu. E assim surgiu a arte da criança brincando com seus brinquedos.
As crianças na medida em que vão crescendo buscam relacionar-se com o ambiente em que vivem; em um mundo de sentimentos que aos poucos vão se ampliando e no qual elas procuram compreender, de modo que constroem conhecimentos sobre a realidade.
O ambiente formado pelos objetos contribui para a socialização da criança, dentre as quais algumas tomam a forma de brincadeira. Os objetos são fatores importantes no processo de socialização, muito particularmente por meio dos brinquedos, que são objetos específicos da infância. É por meio da brincadeira que a criança desperta sua capacidade de criação e de transformação. O brincar desperta a curiosidade, a imaginação, estimula a autoconfiança, fator de importância decisiva no desenvolvimento infantil.
Desejo que essa obra ao ser analisada pelo espectador permita uma reflexão a cerca deste tema "Entre o Virtual e o Real", a fim de buscar a compreensão, o entendimento a partir da concepção de brinquedo e sua significância para as crianças e as inferências que a Internet, o virtual pode causar. A Internet demais pode trazer consequências serias à vida do ser humano, interferem na atitude e na formação de personalidade das crianças, principalmente quando comparado aos aspectos motores. A inatividade destes jogos, a hiperatividade, a liberação de violência, entre outras ações inadequadas adquiridas em consequências do mau uso do computador , da Internet constituem exemplos de suas influencias na vida humana.
Entre o Virtual e o Real
Nenhum comentário:
Postar um comentário